sábado, 25 de novembro de 2017

Trabalho Dirigido de Fisiologia da Voz II - 2019-2

Fisiologia da Voz II - 2019 

TRABALHO DIRIGIDO DE FISIOLOGIA DA VOZ II 



A entrega deste trabalho deverá ser feita até o dia 16 de dezembro de 2019, por email, enviando para fuks.leonardo@gmail.com 
e mantendo uma cópia de segurança consigo. 


Ele consiste em QUATRO questões. 

Deve ser também enviado por email (fuks.leonardo@gmail.com ) , acompanhado dos arquivos sonoros gerados (formato .wav) . 
Acompanhe as recomendações passo-a-passo para a realização do trabalho. 

O programa a ser utilizado nas gravações e análises é o PRAAT, obtido em 


Escolha a versão conforme o seu sistema operacional, para computadores PC mais recentes, a versão mais adequada é 
64-Bits



Mas se o seu computador (PC) for 32-bit, deve instalar a versão correspondente (verifique mais informações no site)
 praat6107_win32.zip




Questão1)   Relate de forma detalhada algum problema vocal que você já teve. Descreva os sintomas, tanto na voz falada quanto cantada, quais foram as providências tomadas, que profissionais procurou (não é para fornecer os nomes:) , como se desenvolveram as alterações e o processo terapeutico e que partes foram envolvidas , usando termos técnicos quando aplicável. 
Busque referências, no livro-texto, no texto abaixo sobre  Distúrbios Vocais, 






E também 

o livro "Occupational Voice Loss", abaixo

http://www.mediafire.com/view/c4e3f0hxf9ldju7/occupationalVoiceLoss.pdf

dentre outras fontes... 

Se você nunca teve nenhum problema vocal, explique como faz para manter a saúde vocal e que medidas profiláticas emprega no dia-a-dia. 

Questões  2 e 3 :
Você fará uma análise de seu Vibrato e uma comparação com o efeito de Trinado, sempre usando material produzido por você mesmo. 



Etapas  e objetivos 

1: Gravação e análise de sons vocais (ou instrumentais) com VIBRATO, sendo uma grave e outra aguda, dentro de sua extensão usual

2: Gravação e análise de sons vocais (ou instrumentais) com TRINADO de SEMITOM , sendo uma grave e outra aguda, dentro de sua extensão usual

3: estabelecer uma comparação entre estes dois efeitos de Vibrato e Trinado, quanto às variações  de atura 

Inicialmente, instale este programa, coloque-o para rodar (basta clicar em seu ícone) , observe a abertura dos painéis e faça a primeira gravação de uma nota, numa determina vogal , em vibrato, de sua região mais grave.  Escolha neste painel o "sampling frequency" de 32000 Hz para todos os arquivos.


Para gravar no Praat, simplesmente percorra o Menu do Painel PRAAT OBJECTS na sequência: 
New/Record mono sound/  - neste ponto se abrirá um novo painel chamado de SoundRecorder. 
Neste painel , preencha no campo à direita o nome do arquivo que deseja gravar,  como "vogalgraveVibrato". 
Agora aperte o botão "Record", produza e grave a vogal por alguns segundos, não mais de 5 segundos; em seguida interrompa a gravação com o botão mais à direita inferior,  "stop/save to list" . No painel Praat Objects você verá  uma linha azul com o nome do arquivo criado . 

Em seguida faça o mesmo procedimento novamente para gravar a mesma vogal em vibrato, já numa nota bem mais aguda, dentro de seu registro vocal usual. 

O procedimento de gravação do segundo som com vibrato será:  
novamente no Menu do Painel PRAAT OBJECTS percorra a sequência: 
New/Record mono sound/  - neste ponto se abrirá o painel SoundRecorder. 
Neste painel , preencha no campo à direita o nome do arquivoque deseja gravas,  como "vogalagudaVibrato" . 
Aperte o botão "Record", produza e grave a vogal por alguns segundos, não mais de 5 segundos; em seguida interrompa a gravação com o botão mais à direita inferior,  "stop/save to list&close" . No painel Praat Objects você verá  uma segunda linha azul com o nome do arquivo criado . 


Agora você já tem os dois sons gravados, mas não estão ainda salvos no computador. 


Para salvar estes dois sons listados como objetos do Praat, clique em cada um individualmente, Write/Write to WAV, nomeando  "vogalgraveVibrato.wav" e "vogalagudoVibrato.wav"  no diretório selecionado. 

Faça o mesmo com o efeito de Trinado, usando as mesmas notas acima, realizando um trinado com a nota que seja um semitom acima. 

Estando os dois pares de  arquivos gravados devidamente, faça a análise de cada um, clicando em EDIT , no menu à direita dos Objetos do Praat, pondo o cursor num ponto de interesse e clique em

Pitch/Get Pitch/ para obter a frequência fundamental de cada som, checando se o valor parece correto. Use apenas uma casa decimal para a frequência fundamental, em Hz.

Se não aparecer a linha AZUL da frequência fundamental, você deve clicar em Pitch/Show Pitch para que ela apareça.





Questão 2: Análise do VIBRATO: 
Agora, com esta ferramenta, você irá calcular a Frequência de Vibrato e a Extensão do Vibrato.

Frequência de Vibrato : Para cada um dois arquivos, separadamente, determine o número de oscilações de vibrato que ocorrem num determinado tempo. Basta selecionar com o cursor no gráfico um certo número de oscilações completas na frequência (Pitch). 
Veja na figura abaixo. Foram contadas 9 oscilações em 1,954 segundos. Assim , a frequência ou taxa de vibrato é de 9/ 1,954 = 4,6 ciclos por segundo.  Este valor é bem baixo, no caso estudado... Parece um vibrato muito lento. Avalie se o seu vibrato produzido está em conformidade com os valores usuais. 





A seguir, estime a extensão do vibrato. Para isto, use o mouse clique num ponto mais "baixo" da curva do Pitch no vibrato. Escolha um trecho da curva que lhe pareça representar a linha inteira do vibrato.
O valor da frequência neste ponto aparece no eixo vertical, à direita, em AZUL, e corresponde a 174,2 Hz.
Também é conveniente medir esta altura em unidade de intervalo, como em semitons. Assim, mantendo o mesmo ponto selecionado com o mouse, vá para o menu superior Pitch/ Pitch Settings e você abrirá um quadro de configurações. Neste quadro, clique na segunda linha UNITS e selecione o
"Semitones Re 100 Hz" e faça OK. Anote este valor , por exemplo 9,87  no grpafico abaixo.



Agora clique novamente em Pitch/Pitch Settings/ Units e retorne para Hertz/OK. 
Faça o mesmo para o ponto mais alto logo a seguir do ponto mai baixo já medido. Neste caso, medimos 189,5 Hz.  Igualmente , determine o valro deste ponto mais alto em unidades de semitons, fazendo Pitch/Pitch Settings/Units/ Semitones Re 100 Hz e anote o valor em semitons.  No caso da figura abaixo , o valor foi de 11,02.
Desta forma, determinamos que um ciclo representativo de seu vibrato oscila entre 189,5 e 174,2 Hz, ao menos no trecho escolhido.
Em termos de intervalo, a extesão deste vibrato é de aproximadamente (11,02 - 9,97) = 1,05. 
Significa que neste vibrato o intervalo total, entre o mais alto e o mais baixo de um ciclo, foi de aproximadamente 1 semitom, o que parece ser um valor relativamente pequeno. 
Equivale a "meio-semitom para cima" e "meio-semitom para baixo."  
Discuta se a extensão medida em seus exemplos são representativas de um vibrato usual. 



Questão 3 Análise dos dois trinados 



Com os dois exemplos de trinados produzidos , você irá agora analisar o referido efeito. 

Para isto, utilize as mesmas ferramentas acima e obtenha os gráficos equivalentes. 

Quastão 4 com base nos resultados das questões 2 e 3, compare os dois efeitos (Vibrato e Trinado) , em termos das variações de frequência, das formas das curvas que representam tais variações, demonstrando os gráficos correspondentes.




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